Redação
A arena do Porto do Baé, em Barra do Garças, foi palco da primeira etapa do Festival de Quadrilhas Juninas de 2025 (Festrilha), realizada no último sábado (31/5). O evento reuniu seis grupos juninos de diferentes municípios do leste mato-grossense, numa noite de muito ritmo, cor e animação.
O destaque ficou para a quadrilha Pega Fogo, da cidade de Água Boa, que conquistou o primeiro lugar na competição regional. Em segundo lugar, ficou a tradicional Balancê do Cerrado, de Nova Xavantina. O pódio foi completado pela estreante Xamego Gostoso, representante de Barra do Garças, que garantiu o terceiro lugar com uma apresentação elogiada pela criatividade e empolgação.
Também participaram da etapa as quadrilhas Abalantes do Sertão (Barra do Garças), Lumiar da Paixão (Ribeirão Cascalheira) e Paixão Junina (Querência), que, além de disputarem o pódio regional, pontuaram no ranking estadual que define os classificados para a grande final do Festrilha 2025.
As apresentações foram avaliadas por uma equipe de jurados indicados pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ), com base em critérios técnicos como coreografia, figurino, repertório musical, animação e harmonia entre os integrantes.
Com a pontuação computada ainda na noite de sábado, os grupos foram oficialmente classificados no ranking estadual. A competição segue com outras três etapas regionais programadas para o mês de junho, antes da grande final, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho, em Tangará da Serra.
A quadrilha campeã do estado receberá premiação e o direito de representar Mato Grosso no XIX Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas da Cofebraq, que será realizado em julho, no município de Canaã dos Carajás, no Pará.
O Festrilha 2025 tem como objetivo valorizar a cultura popular nordestina no centro-oeste brasileiro, incentivar o talento dos grupos juninos e manter viva uma das mais tradicionais manifestações culturais do país.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !